Depoimentos

"Jarbas Juarez destaca-se pelo domínio de numerosos procedimentos técnicos, fruto de intensa pesquisa e disposição para experimentações com materiais. Em parte de sua obra são recorrentes os temas ligados ao caráter de Minas, desenvolvidos com sensibilidade e originalidade.

Nos desenhos feitos a traço de nanquim, e na pintura muito elaborada, Jarbas Juarez configura a delicadeza do universo de sua infância - a paisagem dos cafezais e personagens do sul de Minas - adicionando o tempero barroco de sua vivência com a visualidade da arte e a arquitetura mineira do sec.XVIII.

Processando a síntese dessas duas vertentes - a memória das paisagens amplas e luminosas dos cafezais, e a densidade dramática do barroco - Jarbas Juarez chega à abstração de fundamento geométrico, com tratamento cromático e matérico que nos remete às texturas dos campos e terreiros de café e à féerie das talhas dos altares barrocos.

Rigor construtivo e emoção encontram na obra de Jarbas Juarez sua perfeita síntese."

Márcio Sampaio (Crítico de Arte)

 

"Jarbas Juarez, a versão materializada de Matisse dos trópicos, pela singeleza dos traços simples e seguros, capazes de construir uma cena com pouquíssimas linhas, como se fosse um poeta de inspirada concisão."

Carlos Perktold (Psicanalista e Crítico de Arte) 

 

"Jarbas Juarez, um artista sempre comprometido com a inovação de sua linguagem. Alinha-se entre os mais importantes artistas de Minas Gerais. Cada exposição que realiza abriga uma conotação nova, o que instiga e interessa o público."

Celma Alvim (Crítica de Arte)

 

"Jarbas Juarez diz que [pintar é uma das formas de representar o sentimento de mundo]. Parafraseando Picasso, o verdadeiro artista é aquele que faz de uma mancha amarela um sol. Esta capacidade é que distingue o artista de um simples pintor."

Morgan da Motta (Crítico de Arte)

 

"Jarbas faz com o seu desenho a caligrafia do eterno. Contido e sofrido, mas incorrigivelmente lírico, Jarbas escreve certo por linhas certas. E a caligrafia do eterno, mercê de sua ternura, torna-se visível para os olhos."

Moacyr Laterza (Crítico de Arte)

 

"Os trabalhos do Jarbas não buscam efeitos fáceis, revelam critérios de seleção na escolha e na organização dos materiais. Jarbas Juarez, excelente desenhista, dos mais talentosos artistas mineiros."  

Frederico Morais (Crítico de Arte)